• Marcelo

Sondas Van Allen detectam barreira de VLF no Espaço


Crédito do vídeo: NASA's Goddard Space Flight Center/Genna Duberstein

VLF - ou Very Low Frequency, são ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio, porém ocupando a faixa mais baixa do espectro eletromagnético.

Estas ondas de baixa frequência podem ser geradas por fenômenos da Natureza, como os raios, ou pelo homem, com motores, redes de transmissão de energia elétrica, indústirias, etc. Quando geradas para comunicação, utiliza-se transmissores de alta potência para comunicação com submarinos, por exemplo, pois são capazes de penetrar e se propagar através da água, mas também podem se irradiar para o Espaço.

Cientistas estão estudando a influência que as transmissões de alta potência exercem nos Cinturões de Van Allen, que circundam a Terra com partículas carregadas, em meio ao campo magnético do nosso planeta. Às vezes, as interações dos sinais de VLF gerados pelo homem, podem criar uma barreira em torno da Terra contra a radiação de partículas de alta energia natural no espaço.

O estudo é feito com as sondas gêmeas "RBSP - Radiation Belt Storm Probes", que orbitam a Terra e coletam informações do cinturão de radiação de Van Allen, em homenagem ao cientista que os descobriu. O cinturão é composto por duas faixas: uma localizada entre 2.200 e 5.000 quilômetros, e outra entre 13.000 e 55.000 quilômetros de altitude em relação à superfície da Terra.

As duas sondas estão em órbita equatorial, numa faixa que vai de 500 quilômetros a cerca de 40 mil quilômetros de altitude, em relação à Terra.

#VLF #VanAllen

17 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com