Crédito da imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute/James Tuttle Keane
A New Horizons, sonda que explorou Plutão em 2015, está a caminho do objeto do cinturão de Kuiper, o 2014 MU69, do qual se aproximará em 2019, em sua rota para fora do Sistema Solar.
A equipe que controla a sonda espacial participou de encontro de outono de 2017 da American Geophysical UnionAGU em Nova Orleans, no EUA, com a apresentação New Horizons: Kuiper Belt Extended Mission.
Diversos aspectos foram tratados por membros da equipe, com destaque para a possibilidade de o 2014 MU69 possuir um pequeno satélite natural orbitando-o - resultado das ocultações realizadas em diversas datas e com vários telescópios: na África do Sul, Argentina e com o SOFIA, telescópio para o infravermelho, a bordo de uma aeronave. Na imagem acima, vemos as diversas ocultações em diferentes datas que possibilitaram reconstruir a "sombra" do objeto do Cinturão de Kuiper.
O 2014 MU69 será o objeto mais distante a ser explorado por uma sonda espacial, em 2019, quando, então, saberemos se há alguma tênue atmosfera, anéis ou uma ou mais luas orbitando-o.
Crédito da imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute/James Tuttle Keane