• radioastronomia

Incríveis imagens da Perseverance em Marte

Atualizado: Fev 24


Em 22/02/2021 a NASA também divulgou o vídeo com a sequência final de pouso da Perseverance em Marte.


As primeiras imagens divulgadas pela NASA, logo após o pouso do robô Perseverance (e do helicóptero Ingenuity) na cratera Jezero, são impressionantes. Este é o mais complexo robô enviado ao planeta, que já conta com histórico de várias missões em solo e em órbita. O pouso com sucesso foi em 18 de fevereiro de 2021.


Primeira imagem: capturada pela câmera "High Resolution Imaging Experiment" (HiRISE) da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A NASA destaca o antigo delta de um rio, que é o alvo da missão Perseverança, à esquerda.


A segunda imagem que destacamos é captura de quadro de um vídeo (ainda não divulgado) com imagem estática de alta resolução enquanto o rover Perseverance pousava no planeta. Interessante observar: os cabos de sustentação e o cabo de dados que formava uma espécie de cordão umbilical entre o robô e o módulo de descida; observar também como o terreno abaixo parece ser afetado pelos foguetes do módulo de descida.


A terceira imagem, enviada pouco depois do pouso, é a primeira em cores e com alta resolução. Foi tirada pelas câmeras para avaliação de risco (Hazcams), localizadas na parte inferior do robô. Ao fundo é possível ver um terreno mais elevado.


Também destacamos esta imagem - com uma das rodas em primeiro plano. Já despertou a atenção dos cientistas por causa das rochas porosas, cuja morfologia e composição poderá ser alvo de verificação detalhada com os instrumentos da Perseverance.



Conforme divulgado na página da NASA, um dos principais objetivos da missão Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga.


Para saber mais: Mars Perseverance Rover.

Crédito do vídeo e das imagens: NASA/JPL-Caltech/University of Arizon.


#Marte #Perseverance #astrobiologia


7 visualizações0 comentário

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com