• radioastronomia

Radio JOVE 2.0: rádio-espectrógrafo para a radioastronomia experimental


O Radio JOVE, programa educacional da NASA para radioastronomia experimental, anunciou hoje a nova versão do kit receptor e antena dipolo. Agora, o Radio JOVE utilizará um receptor do tipo SDR (Software Defined Radio), resultado de parceria com a SDRplay (www.sdrplay.com), fabricante de receptores SDR, com sede na Inglaterra. Com esta atualização, o receptor do Radio JOVE será um rádio-espectrógrafo, capaz de receber e registrar uma ampla faixa de frequências (maior do que o modelo anterior). Para o Radio JOVE 2.0, a faixa frequências de interesse continua centrada em 20 MHz, no entanto, com uma largura de banda de 8 MHz. Esta faixa decamétrica é considerada otimizada para captar sinais da Via Láctea, de fenômenos atmosféricos na Terra, emissões do Sol ou de Júpiter.


Para seu funcionamento, três programas deverão ser instalados no computador do radioastrônomo amador: (1) o SDRuno, que é o programa que efetivamente controla o receptor, cujo modelo é o modelo RSP1A; (2) SDRPlay2RSS, um programa intermediário, personalizado exclusivamente para o Radio JOVE 2.0, para controle e ajustes do receptor; (3) o programa Radio-Sky Spectrograph (RSS), que é usado para exibir e registrar os sinais recebidos pela antena e processados no receptor, exibindo-os graficamente, com suas características de intensidade e frequência versus tempo.


Apesar de o manual do Radio JOVE 2.0 indicar que o setup de funcionamento foi realizado para o receptor modelo RSP1A, realizaremos testes com o receptor SDR modelo RSPDuo, do mesmo fabricante SDRplay.


Para saber mais (a página foi atualizada, como os novos procedimentos para o receptor SDR): https://radiojove.gsfc.nasa.gov/

Crédito da imagem: Radio JOVE 2.0 Setup and Operation Manual.


#Radiojove #Radiotelescópio #Educação

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo