top of page
  • Marcelo

BINGO: status de construção do radiotelescópio


Locais para construção do BINGO na Paraíba

Mapa de rotas aéreas - e suas emissões térmicas - cobrindo os potenciais sites do BINGO

Crédito da imagem: C.A. Wuensche and the BINGO collaboration

O Radiotelescópio BINGO (Baryon acoustic oscillations from Integrated Neutral Gas Observations) que funcionará na faixa de frequência de 960 a 1260MHz (Banda L), deverá ser construído no Brasil no sertão da Paraíba, não mais no Uruguai como noticiado em 2017, em uma região com baixa ocorrência de interferências, ao mesmo tempo que possua relativa facilidade de acesso aos pesquisadores e aos centros de pesquisa.

O radiotelescópio fará o estudo da janela de 21 cm, em busca das oscilações acústicas de bárions, BAO (Baryon Acoustic Oscillations), na faixa de rádio.

Com informações do artigo "The BINGO telescope: a new instrument exploring the new 21 cm cosmology window", autoria de C.A. Wuensche:

Os sistemas do radiotelescópio estão em processo de planejamento e de construção (julho de 2017).

Seleção dos locais:

Duas possibilidades na Paraíba: Vão do Gato ou Serra do Urubu: no mapa reproduzido do artigo, os dois pontos estão destacados na elipse do mapa das rotas aéreas. Abaixo, medições das interferências de rádio (RFI) nas regiões (Vão do Gato - esquerda - e Serra do Urubu - direita):

Crédito da imagem: C.A. Wuensche and the BINGO collaboration

Refletores: dois refletores de 40 m de diâmetro, sem partes móveis;

Alimentadores (feedhorn): especialmente construídos para o projeto, com diâmetro de 1,7 m e 4,9 m de comprimento - protótipo em construção (outubro de 2017);

Receptores: arranjo de pelo menos 50 receptores ligados aos respectivos alimentadores. Testes dos amplificadores iniciados no INPE;

Mapeamento: mapeará uma faixa de declinação de 15° à medida que o céu passar pelo campo de visão do telescópio;

Operação: previsão de operar por pelo menos 4 anos, "abrangendo uma vasta gama de áreas científicas, da cosmologia à ciência galáctica".

41 visualizações0 comentário
bottom of page