• Marcelo

Projeto Radio JOVE promove educação STEM


A NASA anunciou parceria com outras agências federais americanas comprometendo-se a fortalecer a educação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O engajamento em educação que promova STEM, da NASA, envolve diversos projetos e escritórios como o do Goddard Space Flight Center. Na página do Goddard, hoje foi destacada a continuidade do programa educacional Radio Jove: "Tuning In to Your Local Celestial Radio Show" (sintonizando seu programa local de rádio celeste, em tradução livre). A matéria da página explica um pouco da história da Radioastronomia, desde o começo, nos anos 1930, e a descoberta das emissões de rádio de Júpiter, por Bernard Burke e Kenneth Franklin, em 1955. O estudo de Júpiter e suas emissões de rádio permite entendermos fenômenos semelhantes na própria magnetosfera terrestre e, quem sabe, com radiotelescópios mais sensíveis ou construídos em órbita, promover, no futuro, o estudo de exoplanetas semelhantes a Júpiter. Atualmente, o projeto Radio Jove continua a receber financiamento educacional da NASA e é administrado por Chuck Higgins (Middle Tennessee State University) e Shing Fung (cientista espacial em Goddard). Com o Radio Jove é possível adquirir um Kit de radiotelescópio experimental e - nas condições adequadas de funcionamento e observação - captar sinais do Sol, Via Láctea e Júpiter - há links para o projeto e informações sobre o kit nesta página do site.

Na imagem, ilustrando a magnetosfera de Júpiter, destacam-se (Fonte: NASA):

  • Auroras polares brilhantes;

  • O campo magnético do planeta - representado por linhas roxas suaves que conectam os pólos magnéticos norte e sul;

  • As áreas claras à esquerda e à direita do equador do planeta representam as regiões de radiação mais intensas - com partículas carregadas. São os cinturões de radiação internos de Júpiter;

  • Ressalta-se que a ilustração mostra apenas parte da magnetosfera jupiteriana. A estrutura completa é enorme, em forma de uma cauda alongada que se estende até dezenas de medidas do diâmetro de Júpiter, ao redor do planeta. Na direção oposta ao Sol, a "cauda magnética" se estende até a órbita de Saturno.

Crédito da imagem: NASA/JPL

Para saber mais:

Office of STEM Engagement - NASA

Radio JOVE From NASA - Goddard Space Flight Center

#RadioJoveProject #STEM #Educação #Júpiter

10 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com