• radioastronomia

O Radiotelescópio BINGO no canal da FAPESQPB

Atualizado: Out 12


BINGO no Horizontes da Inovação

No próximo dia 13/10/2020, às 18 horas, o pesquisador Amílcar Rabelo, da Universidade Federal de Campina Grande (PB), falará sobre o Radiotelescópio BINGO (Baryon acoustic oscillations In Neutral Gas Observations) e o processo de construção, em região com poucas interferências de rádio, no interior da Paraíba.


A live será transmitida pelo canal da FAPESQPB no YouTube, no programa Horizontes da Inovação Entrevista. o tema será "Que respostas o radiotelescópio BINGO dará para a humanidade?". Assim, espera-se que sejam abordados assuntos como as origens do Universo, logo após o BIG BANG, a formação de galáxias, rajadas rápidas de rádio (FRB) e o cenário da Radioastronomia no Brasil, quando o observatório estiver construído e operando.


De acordo com a página do BINGO, "o Telescópio fará as suas detecções na banda de rádio na faixa dos 960 a 1260 MHz. Essa é a faixa de detecção do gás neutro (Hidrogênio atômico)", considerando o desvio para o vermelho. Para termos uma ideia do desvio, normalmente a frequência de emissão do hidrogênio neutro é 1420 MHz.


Crédito da imagem: Horizontes da Inovação Entrevista/FAPESQPB.

Para saber mais: UAF Física.


#BINGO #UFCG #EDUCAÇÃO

9 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com