• radioastronomia

Perseverance, Ingenuity, Tianwen-1 e HOPE chegam a Marte em 2021



Perseverance, Ingenuity, Tianwen-1 e HOPE são as mais recentes missões para estudar o planeta Marte. Foram lançadas em 2020 e, pouco mais de seis meses depois, encontram-se no planeta vermelho.


A sonda espacial HOPE, um projeto dos Emirados Árabes Unidos, com participação de cientistas de universidades americanas. Foi lançada em 19 de julho de 2020 e entrou na órbita de Marte em 9 de fevereiro de 2021. Com o objetivo de estudar a atmosfera e as mudanças no clima do planeta, foi projetada para durar cerca de dois anos (ou seja, um ano marciano), com possibilidade de extensão. A Hope orbitará a altitude entre 22000 e 44000 km. Possui antena de 1,85 m para comunicação de alta velocidade com a Terra, massa de 1350kg com o combustível, painéis solares com capacidade para gerar 600 Watts.

A imagem acima é a primeira da HOPE apóa a inserção orbital, tirada em 10 de fevereiro de 2021 pelo instrumento "Emirates eXploration Imager" (EXI) de uma altitude de 24.700 km acima da superfície marciana às 20:36 UTC em 10 de fevereiro de 2021, um dia após chegar a Marte. Em destaque na imagem alguns dos vulcões de Marte.


Para saber mais: https://www.emiratesmarsmission.ae/

Crédito: Emirates Mars Mission.


A Missão Tianwen-1, lançada pela China em 23 de julho de 2020, entrou na órbita de Marte em 10 de fevereiro de 2021. É a primeira missão da China até Marte, composta por em um orbitador e um módulo, que contém um jipe robô, que pousará no planeta. O módulo de descida ao planeta ainda está conectado ao orbitador e, provavelmente, não pousará antes de junho. O local escolhido para o pouso deverá ser Utopia Planitia. Entre os instrumentos científicos do jipe robô, há um radar que pode detectar locais com água abaixo da superfície.

O robô tem uma massa de cerca de 240 kg, com 6 rodas e um conjunto de painéis solares dobráveis ​​para fornecer energia. Para comunicação, possui uma antena parabólica. O mastro frontal contém câmeras de navegação.


A imagem é a primeira enviada pela Tianwen-1.

Crédito da imagem: CNSA/PEC (Exploração Planetária da China).

Para saber mais: https://www.planetary.org/space-missions/tianwen-1




Perseverance, o novo robô marciano dos Estados unidos: foi lançado em 30 de julho de 2020 e pousou na cratera de Jezero em 18 de fevereiro de 2021.

A missão Mars Perseverance Rover é parte do Programa de Exploração de Marte da NASA. Para complementar as descobertas das missões anteriores, vai investigar mais profundamente sobre o potencial de existência de vida em Marte, não apenas procurando sinais de condições habitáveis ​​em Marte no passado, mas também procurando por sinais de vida microbiana em registros de fósseis, por exemplo. O robô possui uma broca especial localizada em seu braço móvel, para coleta de amostras de rochas que serão armazenadas e ficarão à disposição para uma missão futura, que deverá resgatá-las e trazê-las à Terra.


A Perseverance também realizará demonstração de novas tecnologias:

Testar um método para produzir oxigênio a partir dos gases da atmosfera marciana;

Identificar recursos como água subterrânea;

Aperfeiçoar as técnicas de pouso;

Melhor caracterizar o clima, a presença de poeira e outras condições ambientais.


São passos cruciais para o planejamento de futuras missões tripuladas ao planeta Marte.


Junto ao robô Perseverance, o Ingenuity: haverá uma demonstração de tecnologia para testar o primeiro voo motorizado em Marte. O pequeno helicóptero chegou a Marte preso à barriga do Perseverance (na parte inferior do robô).


Acima, a primeira imagem da superfície de Marte da Perseverance, é de câmera de prevenção de perigo. A câmera ainda estava com a capa de proteção transparente. Além disso, as primeiras imagens são versões de baixa resolução, para teste e confirmação do pouso.

Crédito: NASA/JPL-Caltech


Para saber mais:

https://www.nasa.gov/perseverance

https://www.jpl.nasa.gov/images/nasas-ingenuity-mars-helicopter


#Marte #HOPE #Tianwen #Perseverance #Ingenuity

3 visualizações0 comentário