• Marcelo

Dispositivo para observar exoplanetas


Crédito da imagem: http://www.keckobservatory.org/recent/entry/keck_observatorys_new_planet_imager_delivers_first_science

Foto de um novo dispositivo que permitirá obter imagens de exoplanetas, no telescópio W. M. Keck Observatory no Hawaii.

"O Observatório W. M. Keck opera os maiores telescópios cientificamente produtivos da Terra. Os dois telescópios ópticos/infravermelhos de 10 metros foram construídos perto do cume da montanha Mauna Kea na Ilha do Hawai, conta com instrumentos avançados, espectrógrafos multi-objeto, espectrógrafos de alta resolução, espectrógrafos de campo integral e sistemas de ótica adaptativa de guia a laser."

O dispositivo é uma "máscara do vortex" (vortex coronagraph, à esquerda), feita de diamante sintético, que bloqueia a luz ofuscante de uma estrela, permitindo observar objetos menos brilhantes, relativamente próximos a ela, como planetas gasosos. A máscara mede 1 centímetro de diâmetro e 0,3 milímetros de espessura. O padrão gravado do vortex dos sulcos é muito similar a um disco compacto, fazendo lhe o olhar como uma versão diminuta de um CD.

A imagem à direita mostra o centro da máscara, ampliado com um microscópio eletrônico, o que revela a sua microestrutura, destacando os sulcos concêntricos, que têm uma espessura de cerca de 1/100 a de um fio de cabelo humano.

#KeckObservatory #vortexcoronagraph

4 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com