top of page
  • Marcelo

Uma visita à estação da NASA - MDSCC*


*Madrid Deep Space Communications Complex - MDSCC

Conhecer o complexo de antenas para comunicação com as sondas do espaço profundo - MDSCC, próximo a Madrid, no município de Robledo de Chavela, requer do visitante uma jornada às regiões escarpadas, via estrada sinuosa (M-512 até M-531), até o vale bucólico onde se situa o complexo e o Centro de Visitantes.

A entrada é gratuita, nos dias de semana requer agendamento, com horário das 09:00 às 17:00. Nos finais de semana não é necessário agendar, se for um grupo menor do que 20 pessoas, e o horário é das 10:00 às 15:00.

Réplica de um dos robôs Mars Exploration Rover, que estão em Marte; uma amostra de rocha lunar, trazidas pelo Programa Apollo; réplicas de estações espaciais como a Sky Lab; amostras de alimentos dos astronautas e salas de exibições para conferências e programas educacionais são outros atrativos - além das antenas fascinantes, contrastando com a paisagem rural.

A MDSCC é uma das três estações de rádio da NASA para comunicação com sondas espaciais, radioastronomia, telemetria e experimentos com parâmetros de radiofrequências. As outras estações são a do Deserto do Mojave, nos EUA e a de Canberra, na Austrália.

24 visualizações0 comentário
bottom of page