• Marcelo

Eletromagnetismo: James Clerk Maxwell


Um excelente artigo publicado na revista IEEE Spectrum, de autoria de James C. Rautio, conta a história da unificação de teorias da Física do Século XIX, feita por James Clerk Maxwell, que permitiu entendermos o eletromagnetismo, ao demonstrar, por meio de equações, que a eletricidade e o magnetismo estão intimamente relacionados e que a luz também é radiação de natureza eletromagnética, como as ondas de rádio, os raios X, raios Gama, apenas componentes de diferentes frequência do amplo espectro.

O autor destaca que um grupo de físicos contribuiu para que as equações de Maxwell tivessem o merecido reconhecimento, o que ocorreu 25 anos após a publicação. Os "Maxwellianos", são:

G. F. FitzGerald, Oliver Heaviside, Oliver Lodge — além da contribuição do alemão Heinrich Hertz.

Destaque para Oliver Heaviside, que interpretou o trabalho de Maxwell e apresentou as equações no formato que conhecemos hoje.

Destaque para Heinrich Hertz, que projetou e construiu experimentos que produziam ondas eletromagnéticas demonstrando, na prática, a teoria. Depois dos experimentos de Hertz, a utilização das ondas de rádio para comunicações a longas distâncias se tornou possível e hoje utilizamos sinais de rádio para diversos fins, como telefonia sem fio, radiodifusão, WiFi, comunicação com satélites e sondas espaciais e pesquisas com a Radioastronomia.

Crédito da imagem: Lorenzo Petrantoni - IEEE Spectrum

#Eletromagnetismo #Ondaseletromagnéticas #Maxwell #Hertz #Heaviside

7 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com