top of page
  • Marcelo

Rajadas de rádio identificadas em berçário estelar


Crédito da imagem: John R. Foster/SCIENCE PHOTO LIBRARY

As rajadas de rádio de curta duração, (Fast Radio Bursts - FRB) são pulsos, ou rajadas, de rádio de curta duração e ainda evocam especulações sobre sua origem: são geradas dentro ou fora da nossa galáxia? seriam consequência de alguma atividade envolvendo buracos negros? Seriam sinais de inteligência alienígena?

Recentemente foi identificado um local de onde alguns eventos FRB são originados e observações com diversos instrumentos, desde radiotelescópios, como o de Arecibo, até o telescópio Subaru e o Espacial Hubble, ajudaram a compor um quadro mais completo do mecanismo de emissão.

A fonte de FRB conhecida como FRB 121102 se caracteriza por:

Ser uma pequena galáxia localizada na Constelação de Auriga, a cerca de 2,4 bilhões de anos-luz da Terra;

Destacar-se por ter muitas estrelas de alto brilho ainda em formação, por isso o termo "berçário de estelar";

Também possuir com muita probabilidade grupos de estrelas de nêutrons ainda jovens;

O que dá suporte a esta teoria é o fato de que estrelas de nêutrons são muito pequenas (cerca de 20 km de diâmetro), e as fontes dos FRB devem ser pequenas, giram em alta velocidade e possuem muita energia a ser liberada.

Já foram identificados cerca de 30 rajadas de rádio da mesma fonte, a FRB 121102, mas para a teoria ser aceita como válida, outras fontes semelhantes devem ser localizadas e estudadas para comparação.

9 visualizações0 comentário
bottom of page