top of page
  • Marcelo

Solar Probe Plus, missão da NASA ao Sol


Crédito da imagem: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory

A Missão da NASA, Solar Probe Plus - SPP, ainda em construção, será anunciada amanhã, com previsão de lançamento em 2018.

Quando estiver em funcionamento e já lançada em direção ao Sol, deverá revolucionar o que sabemos sobre esta que é a estrela mais próxima de nós.

A sonda deverá mergulhar na atmosfera solar, chegando a inacreditáveis 6,2 milhões de quilômetros de distância da estrela, que é uma distância muito menor que a do planeta Mercúrio. Esta proximidade é sete vezes maior do que qualquer outra espaçonave já esteve.

Calor intenso, radiação extrema, partículas de alta energia estarão no ambiente por onde a sonda orbitará.

Uma placa de proteção de material composto por carbono, com espessura de 11,43 cm, deverá blindar os instrumentos do calor de 1377 graus célsius, no momento de maior aproximação.

A missão deverá:

Descobrir como energia e calor movem-se pela corona solar;

Entender o que acelera o vento solar;

Entender o que acelera partículas energéticas;

As atividades solares afetam muito a vida, o clima e o ambiente espacial em torno da Terra, afetando satélites e o ambiente interplanetário.

Como não poderia deixar de ser, a SPP terá antenas que captarão ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol, são denominadas "V1-V4 electric antennas", do instrumento FIELDS.

Crédito da imagem: Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory

Para saber mais: Link da SPP.

13 visualizações0 comentário
bottom of page