• Marcelo

Sons das interferências de rádio (RFI)


Crédito da imagem: Radio-SkyPipe Pro

Assim como a Astronomia requer a instalação dos telescópios, preferencialmente, em locais com pouca iluminação artificial, os radiotelescópios também precisam estar livres de interferências eletromagnéticas que podem mascarar os débeis sinais vindos do Espaço, especialmente as interferências provocadas pelo próprio homem. Por isso mesmo, os radiotelescópios geralmente estão instalados em vales, cercados por montanhas, ou em locais ermos, muito afastados de grandes aglomerados humanos.

Há interferências de todos os tipos, provocados por emissões relacionadas a fontes artificiais: computadores, linhas de alta-tensão, aquecedores elétricos, dimmers, radares.

Para ajudar a identificar as fontes de interferência, pelo ruído que provocam no sinal de RF demodulado, este site, da ARRL (American Radio Relay League), fornece alguns exemplos:

Dimmer para iluminação;

Radar do tipo CODAR (radares operando na faixa de HF, ou Ondas Curtas - HF RADAR);

E muitos outros que você encontrará neste link: RFI.

Na imagem acima, captura de tela de sinais gravados em Feira de Santana, com o registro de diversos picos interferentes, na faixa de 20,1 MHz, foi utilizado o programa Radio-SkyPipe Pro.

#RFI #Rádio #RadioastronomiaAmadora

6 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com