top of page
  • Marcelo

Sprite, o menor satélite em funcionamento


Crédito da imagem: Zac Manchester

Como parte do Projeto Breakthrough Initiatives: o menor satélite já lançado ao Espaço é uma placa de circuito impresso de com 3,5 cm de lado, pesa 4 gramas, contendo célula solar, antena, rádio, giroscópio e magnetômetro, além do microprocessador para controle dos dispositivos. A energia captada do Sol é convertida em eletricidade, podendo chegar a 0,1 W, que é muito pouco, mas suficiente para os circuitos (operando em 437,325 MHz, com 10 mW).

Inicialmente concebido para ser testado em 2014, por Zac Manchester, da Cornell University, foram lançados 100 dos minúsculos satélites ao Espaço, mas não puderam ser liberados para prevenir risco de atingirem outras espaçonaves.

Desta vez, foram lançados apenas seis destes satélites, dois deles presos à parte externa de outros satélites experimentais maiores, uma placa no Venta, da Latívia e outra no Max Valier, satélite italiano. Neste último, quatro placas a mais possivelmente serão ejetadas para testar a operação independente.

Atualmente, apenas um dos satélite Sprite conseguiu transmitir sinais de rádio captados na Terra.

O satélite Max Valier apresentou problemas de comunicação que, se não forem resolvidos, impedirão o lançamento dos outro quatro satélites Sprite. Mas o teste de um deles em funcionamento já é considerado um sucesso.

Com informações do site Space.com.

16 visualizações0 comentário
bottom of page