top of page
  • Marcelo

Falcon Heavy: dia histórico para o voo espacial


Hoje, 06/02/2018, a SpaceX testou com sucesso o seu novo foguete, o Falcon Heavy.

Com capacidade de levar cargas ao Espaço que suplantam outros foguetes comerciais em operação, o Falcon Heavy poderá ser utilizado para lançar satélites diretamente às órbitas geoestacionárias, a 36.000 km da Terra, lançar grandes missões da NASA, ou de outras agências espaciais a outros planetas do Sistema Solar, lançar grupos de satélites, para sistemas de posicionamento global ou Internet etc.É um fato histórico por utilizar estágios que são reutilizáveis e pela grande capacidade de carga, podendo repercutir na indústria espacial e na redução dos custos associados.

Na imagem acima, o carro da fabricante de automóveis elétricos Tesla, de Elon Musk, que foi lançado como carga de teste, com um modelo de traje espacial que a SpaceX deverá utilizar em suas missões tripuladas na capsula Dragon. Foi apelidado de STARMAN.

O carro com o Staman deverá orbitar o Sol, de modo que se aproximará de Marte, mantendo esta órbita por pelo menos 1 bilhão de anos, estima-se, se não for interceptado por algum asteroide. Marte é um dos destinos dos planos de colonização espacial da SpaceX.

O vídeo acima, com transmissão ao vivo, com o segundo estágio do foguete e do automóvel com o Starman, ficou disponível no YouTube horas após o lançamento.

No teste realizado hoje, dois módulos do primeiro estágio já haviam sido utilizados em lançamentos anteriores e pousaram com sucesso em Terra. O módulo central, não foi recuperado, após sua descida.

A cobertura deste lançamento histórico em outros sites:

O vídeo do lançamento, com toda a empolgação da equipe da SpaceX:

Crédito dos vídeos e imagens: SpaceX

18 visualizações0 comentário
bottom of page