top of page
  • Marcelo

PrimaLuceLab: radiotelescópios para educação


Crédito do vídeo: PrimaLuceLab

A empresa italiana PrimaLuceLab desenvolveu radiotelescópios para uso educacional - destacam-se dois modelos (informações do canal no YouTube):

Crédito do vídeo: PrimaLuceLab

O SPIDER 230C - combina tecnologias de rádio com a da astronomia amadora com componentes modulares. De acordo com o fabricante "este radiotelescópio foi desenvolvido para permitir que todos abordem essa ciência fascinante com simplicidade e um custo acessível com um único produto completo e de alto desempenho".

Crédito do vídeo: PrimaLuceLab

O SPIDER 300A - de acordo com a empresa, "é o primeiro radiotelescópio compacto profissional". Foi projetado para permitir que escolas, universidades, museus científicos e outros institutos "realizem radioastronomia real". Projetado com os mesmos recursos de um grande radiotelescópio profissional, é capaz de detectar muitas fontes de rádio, não apenas no nosso Sistema Solar, mas também galáxias de rádio, nebulosas, etc. "Todos os componentes deste radiotelescópio foram projetados para aplicação de radioastronomia para oferecer não só a melhores desempenhos, mas também um instrumento que pode ser usado também para estudos de rádio astronomia de longo prazo".

Elemento comum aos dois radiotelescópios, é o receptor H142-One que "opera na frequência de 1420 MHz. É um radiômetro / espectrômetro de tipo superheteródino, conversão dupla (tipo UP / DOWN) com largura de banda de 50 MHz (RF = 1.395MHz-1.445) e conversor analógico / digital de 14 bits. O receptor H142-One possui espectrômetro com 1024 canais (cada 61 KHz) que são exibidos e processados ​​em tempo real pelo software de controle RadioUniversePRO fornecido com o radiotelescópio SPIDER. Graças ao alto ganho e ao baixo ruído eletrônico deste receptor, o receptor pode gravar muitas fontes de rádio no Universo".

17 visualizações0 comentário
bottom of page