• Marcelo

Estudo de supernovas com o telescópio Kepler


Crédito do vídeo: JPLraw

Com informações da NASA: "Um antigo mistério da astrofísica é como e por que as estrelas explodem de maneiras diferentes. Um dos tipos de supernova acontece quando uma densa estrela do tipo anã branca explode - Supernova Tipo I-a. Um segundo tipo acontece quando uma única estrela gigante se aproxima do fim de sua vida, e seu núcleo não consegue mais suportar as forças gravitacionais que agem sobre ela. Os detalhes dessas categorias gerais ainda estão sendo trabalhados".

Com o Telescópio Espacial Kepler o estudo das estrelas que explodem é facilitado pelo amplo campo celeste que é monitorado ao mesmo tempo, permitindo estudar milhares de estrelas e até mesmo galáxias.

A animação mostra uma estrela gigantesca explodindo em uma supernova de pelo processo de colapso do seu núcleo: à medida que os átomos se fundem dentro da estrela, eventualmente a estrela não suportará mais seu próprio peso. A gravidade faz a estrela colapsar em si mesma. Supernovas de colapso do núcleo são chamadas de tipo Ib, Ic ou II, dependendo dos elementos químicos presentes.

#TelescópioKepler #Evoluçãoestelar #Estrelas

1 visualização

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com