top of page
  • Marcelo

Arte com sinais do Radio JOVE Project


Com informações da página da artista Katarina Petrović: destaque para a obra "Cosmologicus": software feito por encomenda, sinal de rádio Jupiter, projeção digital com poemas gerados sobre caixa com água.

"O Cosmologicus é um software feito sob encomenda e uma instalação que traduz as emissões de rádio do planeta Júpiter em um fluxo semântico.

Usando o banco de dados de números de palavras gerado na obra Lexicon Liber Novus, a ordem invisível das partículas de elétrons vindas do planeta distante torna-se inteligível através da linguagem.

Ou assim parece. A poesia gerada por Júpiter, desprovida de restrições gramaticais e esculpida como uma quadra, dá lugar a uma interpretação infinita das emissões do planeta.

O computador e o espectador se tornam médiuns do maior planeta do nosso sistema solar, oráculos do mitológico Júpiter, tentando construir sentido e significado a partir dos dados gerados.

A instalação compreende o software, uma imagem em movimento projetada da poesia gerada no cubo de água preta e uma gravação de emissões de rádio original (áudio) que pode ser ouvida nos fones de ouvido.

As gravações de áudio foram obtidas do projeto de educação e extensão da NASA, Radio Jove, e do afiliado Observatório Heliotown, no Novo México. Software feito em colaboração com Mirko Lazović".

Sobre a autora:

"Katarina Petrović é artista e pesquisadora que trabalha os cruzamentos entre arte, ciência e humanidades. Ela investiga a estrutura e a organização de diferentes sistemas (simbólicos) como linguagem, som, matemática e código. Concentrando-se em sua universalidade e fluidez, ela toma o irrepresentável como o eixo central e constrói narrativas onde fatos e poéticas estão lado a lado".

Crédito da imagem: Katarina Petrović (http://katarinapetrovic.net/)

12 visualizações0 comentário
bottom of page