top of page
  • Marcelo

Sugestão de leitura: The Inspire Journal


Capa do The Inspire Journal

O Inspire Project é um projeto educacional para "o ensino prático da Física fornecendo dados mensuráveis ​​que alcançaram com sucesso o interesse dos estudantes".

O projeto pesquisa as emissões naturais de rádio VLF (Very Low Frequency), com um receptor especialmente projetado para a faixa de 0,3 a 12 kHz, rejeitando fortemente sinais acima de 20 kHz. As ondas eletromagnéticas captadas são amplificadas, filtradas e convertidos em sinal de áudio na mesma faixa de frequências, que pode ser gravado para estudo. São emissões oriundas das descargas atmosféricas terrestres, que são refletidas pelas camadas atmosféricas, cuja propagação das ondas eletromagnéticas ao redor da Terra, com as influências do Sol, por exemplo, provocam interessantes distorções nos sinais captados:

Sferics (Crédito: VLF Inspire)

O projeto, que é apoiado pela NASA, possibilita a estudantes americanos participarem de programas de estágio (NASA Internships and Fellowships) no Centro de Voos Espaciais da NASA: Goddard Space Flight Center.

Sobre o VLF INSPIRE:

"O INSPIRE Project, Inc é uma corporação de educação científica sem fins lucrativos que oferece oportunidades interessantes para os alunos observarem as ondas de baixa frequência (VLF) naturalmente geradas por raios e, no processo, ganhar experiência prática em ciência e eletrônica. Ele busca aprimorar o conhecimento dos educadores sobre ciência atmosférica e espacial para encorajar nossa próxima geração de cientistas. A plataforma educacional do INSPIRE atende a uma ampla gama de tópicos e programas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)".

Edições antigas do jornal: INSPIRE JOURNAL ARCHIVES.

Crédito da imagem: The Inspire Project

22 visualizações0 comentário
bottom of page