top of page
  • Marcelo

Smiley: radiotelescópio educacional


Crédito da imagem: PARI - Pisgah Astronomical Research Institute

O radiotelescópio Smiley, de 4,6 m de diâmetro, faz parte do Observatório PARI, localizado na Pisgah Forest, a sudoeste de Asheville, North Carolina, Estados Unidos.

É um instrumento utilizado tanto para pesquisa quanto para educação, com abordagem STEM - sigla de Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).

No site do observatório, material introdutório para estudo da Radioastronomia (em inglês):

De acordo com o site do observatório: "O radiotelescópio de 4.6m PARI é dedicado a um programa educacional que permite a professores e alunos do Ensino Médio usem esse instrumento remotamente da sala de aula. [...] A antena está atualmente configurada para hidrogênio neutro de 21 cm (1,42 GHz). Usando o Smiley para coletar dados nessa frequência, vários laboratórios on-line permitem que os alunos mapeiem fontes de rádio, estudem o efeito Doppler e detectem ondas de rádio da galáxia. Essa abordagem prática ao aprendizado provou ser altamente eficaz e popular entre os estudantes do Ensino Médio, e o Smiley também tem sido uma ferramenta útil para demonstrar o controle remoto e o software de interface para estudantes universitários" (PARI, 2018).

6 visualizações0 comentário
bottom of page