• Marcelo

RSPduo, o novo rádio definido por software


Crédito da imagem: SDRplay

Os rádios definidos pro software (SDR - Software Defined Radio) em vez de utilizarem apenas componentes eletrônicos físicos para a construção dos circuitos de filtros, misturadores, amplificadores, detectores, demoduladores etc., implementam algumas destas funções por meio de programas de computador. Normalmente, há uma interface física entre o computador e a(s) antena(s), este hardware é interligado à porta USB e todo o controle de sintonia, demodulação, etc. é feito em programas específicos.

O novo receptor RSPduo, da SDRplay (imagem acima), foi lançado no dia 18/05/2018, no evento que se define como o "maior encontro mundial de radioamadores", o Hamvention® - em Dayton, EUA, que acontece desde 1950.

Este tipo de receptor também é utilizado por estudiosos da Radioastronomia para pesquisa de sinais emitidos pelo Sol, Júpiter e até mesmo pela Galáxia.

Características descritas pelo fabricante:

"Arquitetonicamente, é diferente de qualquer [modelo] RSP anterior, pois possui dois sintonizadores independentes, ambos canalizados por meio de uma única interface USB 2.0 de alta velocidade;

O SDRplay RSPduo é um [receptor do tipo] SDR de 14 bits de banda, com dois sintonizadores de banda larga, que cobre todo o espectro de RF de 1 kHz a 2 GHz, oferecendo 10 MHz de visibilidade de espectro;

Inicialmente usando o 'SDRuno', baseado em Windows, fornecido pelo SDRplay, é possível monitorar simultaneamente duas bandas de espectro de 2 MHz completamente separadas, em qualquer lugar entre 1 kHz e 2 GHz;

Externamente, o RSPduo parece idêntico ao RSP2pro e será capaz de operar de maneira muito similar. No entanto, ele também permite um conjunto completamente novo de cenários de uso, como:

1. Monitorização simultânea de duas bandas largamente espaçadas - exemplo: 40 m (HF) e 2 m (VHF);

2. Misturar e combinar aplicações simultaneamente;

3. Demodulação coerente de fase e tempo de dois receptores;

Todo o tráfego [dos sinais recebidos] passa por uma única interface USB, permitindo assim a possibilidade do desenvolvimento de vários tipos de demodulação de diversidade, tais como: espacial, frequência e polarização, que podem trazer enormes benefícios em termos de melhor desempenho.

Além de adicionar um segundo sintonizador, controlado de forma independente, que por si só oferece um novo conjunto de possibilidades de uso, o SDRduo possui [analog-to-digital converter] ADCs de 14 bits e um front-end de RF completamente atualizado. Essas alterações proporcionam melhor seletividade de RF e uma faixa ainda mais dinâmica, oferecendo excelente desempenho sob condições de recepção extremamente desafiadoras".

Exemplos de vídeos apresentando o Dual Tuner RSPduo:

Crédido do vídeo: SDRplay

Crédito do vídeo: SevenFortyOne

#SDRrádio #radiotelescópio

7 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com