top of page
  • Marcelo

Asteroide 2018 LA desintegra-se na atmosfera


Crédito da imagem: Catalina Sky Survey - CSS

Crédito do vídeo: Barend Swanepoel

Um asteroide foi descoberto na manhã do dia 02/06/2018 por Richard Kowalski, do programa Catalina Sky Survey (CSS, da NASA, operado pela University of Arizona).

Logo os pesquisadores determinaram sua trajetória e descobriram que o pequeno objeto cósmico, com aproximadamente 2 m de extensão, estava em rota de colisão com a Terra.

O tamanho do asteroide foi estimado em função do seu fraco brilho (reflexão da luz solar). Com apenas 2 metros, sua massa deve ter se desintegrado ao atravessar em alta velocidade a atmosfera terrestre, por isso representava pouco risco de danos ao eventualmente atingir o solo.

Sua denominação: 2018 LA; Horário de entrada: aproximadamente 16:44 UTC; Velocidade de entrada na atmosfera: 17 km/s;

Local da queda: apesar dos poucos dados disponíveis e do pouco tempo que os astrônomos tiveram para estimar o local exato, foi possível definir uma extensa faixa, entre a África do Sul o Oceano Índico e a Nova Guiné. A entrada na atmosfera foi registrada por uma câmera na África do Sul (numa fazenda entre as localidades de Ottosdal e Hartebeesfontein), é um dos vídeos que está disponível no YouTube.

De acordo com o site Catalina Sky Survey, esta foi a terceira vez que um asteroide, nas proximidades da Terra, foi descoberto pouco antes do impacto ser registrado (os outros foram em 2008 e 2014).

No vídeo da NASA abaixo, como os pesquisadores conseguem descobrir novos asteroides:

Crédito do vídeo: NASA Jet Propulsion Laboratory

Para acompanhar outros acontecimentos relacionados a asteroides:

18 visualizações0 comentário
bottom of page