top of page
  • Marcelo

O centro da Galáxia revelado pelo radiotelescópio MeerKAT


Imagem mais clara do centro da Via Láctea

Crédito da imagem: SKA South Africa

O radiotelescópio MeerKAT foi inaugurado recentemente na África do Sul, após uma década de planejamento e construção, começando a operar na coleta de dados científicos.

De acordo com o site do observatório, no evento de lançamento "foi apresentado um panorama obtido com o novo telescópio que revela detalhes extraordinários na região em torno do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea".

"O MeerKAT é um projeto sul-africano, um precursor do Square Kilometre Array (SKA). É gerido pelo Observatório de Radioastronomia da África do Sul" (South African Radio Astronomy Observatory - SARAO).

Com informações do site do radiotelescópio, o MeerKAT é composto por:

  • 64 antenas, cada uma com 13,5 metros de diâmetro, localizadas em linhas de base (distâncias entre pares de antenas) de até 8 km.

  • Os pratos refletores das antenas têm um design altamente eficiente, com até quatro sistemas receptores criogênicos operando em diferentes bandas do espectro de rádio.

  • O primeiro conjunto instalado de receptores opera entre frequências de 900 MHz e 1670 MHz. A grande quantidade de dados dos 64 pratos (até 275 Gbyte por segundo) é processada em tempo real por um “correlator”, seguido por um “processador de ciência”, ambos criados para o propósito.

"Depois de mais análises offline, imagens do céu do rádio são geradas. Eventualmente, o MeerKAT será incorporado na Fase 1 do telescópio SKA-MID".

14 visualizações0 comentário
bottom of page