• Marcelo

Very Large Telescope (VLT): Netuno mais nítido


Crédito do vídeo: European Southern Observatory (ESO)

Com o novo sistema de óptica adaptativa do telescópio Very Large Telescope - VLT, do European Southern Observatory - ESO, denominado de "tomografia laser" (laser tomography", as turbulências atmosféricas podem ser corrigidas de modo sem precedentes até então.

As imagens captadas por grandes telescópios na Terra que utilizarem o novo sistema, em comprimentos de onda visível, agora podem ser mais nítidas do que as dos telescópios em órbita, como as do Hubble.

De acordo com notícias do ESO, "esta nova tecnologia permitirá aos astrônomos estudar com um detalhe sem precedentes objetos celestes tais como buracos negros supermassivos no centro de galáxias distantes, jatos emitidos por estrelas jovens, aglomerados globulares, supernovas, planetas e seus satélites no Sistema Solar, entre outros".

Nas comparações feitas pelo ESO, temos Netuno, o oitavo planeta do Sistema Solar: (1) imagem com e sem o sistema de óptica adaptativa e (2) comparando imagem do VLT com a feita pelo Telescópio Espacial Hubble (em outro momento):

(1) Crédito da imagem: ESO/VLT

(2) Crédito da imagem: ESO/VLT

#VLT #ESO #SistemaSolar

10 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com