• Marcelo

27/07: Eclipse da Lua e Marte mais brilhante


Crédito da imagem: NASA (imagem adaptada, com tradução livre)

Nas noites deste mês de Julho de 2018 poderemos observar:

Mercúrio (aspecto de fraca estela, levemente amarelada) e Vênus (aspecto de estrela com brilho muito intenso): visíveis pouco depois do pôr do Sol, no lado Oeste do céu.

Marte (com aspecto de estrela brilhante, avermelhada), Júpiter e Saturno (com aspecto de estrelas brilhantes e amareladas, Saturno menos brilhante do que Júpiter): podem ser vistos altos no céu, por volta das 21 h.

A Lua, em sua fase crescente.

Destaques para:

Eclipse total da Lua, no dia 27/07. Ocorre quando a Lua cheia, em sua movimentação orbital, passa por completo na sombra da Terra. Entretanto, o astro, em vez de desaparecer totalmente, fica com aspecto avermelhado devido à componente da luz solar de maior comprimento de onda (vermelho) que atravessa a atmosfera da Terra e atinge nosso satélite natural.

Será o eclipse total lunar de maior duração do século, cerca de 104 minutos (Observatório Nacional). Para o Brasil, o melhor momento de observar o fenômeno é logo quando a Lua surge no horizonte Leste, no final da tarde.

O horário é próximo ao do "nascimento" do planeta Marte no horizonte Leste, configurando uma conjunção Marte e Lua no céu do dia 27/07/2018.

Marte, em sua maior aproximação da Terra desde 2003: Em 31/07/2018 Marte e Terra estarão mais próximos um do outro, o planeta aparecerá como uma estrela muito brilhante, aparentemente mais fraca apenas do que o aspecto de Vênus no céu. Outro fenômeno, denominado Marte em oposição à Terra, ocorrerá em 27/07/2018. Isso significa que, em suas órbitas elípticas em torno do Sol, Marte e Terra estarão alinhados. Nesta configuração, poderíamos traçar uma linha reta imaginária entre O Sol, a Terra e Marte.

Neste período de maior aproximação, o observador Marte com um pequeno telescópio poderá perceber aspectos da superfície do planeta, como as calotas polares.

Vídeo da NASA com os eventos do mês:

#Lua #Eclipse #Marte

13 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com