• Marcelo

Evidência de água líquida subglacial em Marte


Crédito da imagem: ESA/NASA/JPL/ASI/Univ. Rome; R. Orosei et al, 2018.

No artigo "Radar evidence of subglacial liquid water on Mars", publicado na Science, os autores (R. Orosei e outros) detalham a evidência da existência de um lago subglacial - ou seja, que está abaixo da camada de gelo - nas imediações do Polo Sul marciano (Planum Australe), com dados de radar coletados entre maio de 2012 e dezembro de 2015.

Os sinais de radiofrequência são emitidos em pulsos com o radar, por sua antena dipolo de baixa frequência, no instrumento denominado MARSIS (Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding), da sonda europeia, da ESA, a Mars Express, em órbita do planeta (ilustração abaixo).

Crédito da imagem: ESA

Os pulsos por serem de baixa frequência de rádio conseguem penetrar no solo e são refletidos pelas diversas camadas, fornecendo indícios do tipo de material existente. Nas reflexões particularmente brilhantes registradas na pesquisa, os cientistas encontraram sinais característicos de água líquida: "alta permissividade dielétrica relativa (> 15), combinando com a de materiais com presença de água. Nós interpretamos essa característica como um corpo estável de água líquida em Marte" (R. Orosei et al, 2018).

Analistas de sites especializados em pesquisa espacial e Astronomia, como Emily Lakdawalla da Planetary Society, repercutiram a notícia da pesquisa com certa moderação, em função das limitações de resolução do instrumento utilizado e das baixas temperaturas da região, pois a água só se manterá líquida se contiver elementos que a tornem muito salgada. Mas esta é, certamente, uma evidência que poderá justificar outras missões a Marte com instrumentos mais sofisticados, na busca da evidência de vida extraterrestre.

#Mars #ESA

5 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com