top of page
  • Marcelo

Informações da construção do Radiotelescópio BINGO


Neste vídeo, uma entrevista realizada com o pesquisador Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desta vez a entrevista é conduzida por Felipe Hime Miranda, do canal Café e Ciência. Foi realizada durante a XLII Reunião Anual da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira).

Destaque para explicações sobre a concepção do Radiotelescópio BINGO, em colaboração com diversos países e centros de pesquisa e sobre o que o radiotelescópio medirá: as oscilações acústicas de bárions (BAO), remanescentes da origem do Universo, após o Big Bang.

Explicações relevantes, também, sobre a fabricação das cornetas no Brasil, consideradas inovadoras em relação ao tamanho. A corneta é o elemento da antena responsável por acoplar o sinal de radiofrequência - concentrado pelos refletores - aos receptores de rádio em micro-ondas. Ao todo, serão 50 cornetas às quais serão interligados 2 receptores por corneta, totalizando 100 receptores.

O professor também tece reflexões sobre a pesquisa científica no Brasil e a importância dos canais de divulgação científica para os jovens, ressaltando o necessário cuidado com a qualidade e a precisão das informações.

Crédito do vídeo: Café e Ciência (link atualizado em 31/07/2019).

54 visualizações0 comentário
bottom of page