• Marcelo

Tentativas de comunicação com Opportunity


Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Os cientistas da NASA continuam na escuta de possíveis emissões de rádio do robô - "rover" - Opportunity, que deixou de enviar sinais da superfície de Marte desde que uma tempestade global obstruiu os céus do planeta, reduzindo a quantidade de luz solar que alimenta os painéis solares do robô.

Com suas baterias virtualmente descarregadas, o robô pode estar em algum dos status de "falt modes", assim descritos pela NASA:

"Low-power fault" - Falha de baixa energia: os engenheiros assumem que o robô entrou em falha de baixa energia logo após ter parado de se comunicar em 10 de junho. Esse modo faz com que o rover hiberne, supondo que ele acorde quando houver mais luz solar para recarregá-lo.

"Clock fault" - Falha do relógio: fundamental para operar em hibernação é o relógio onboard do rover. Se o robô não "sabe" que horas são, ele não sabe quando deve tentar se comunicar. O rover pode usar pistas ambientais, como um aumento na luz solar, para fazer suposições sobre o tempo.

"Uploss fault" - Falha do Uploss: quando o rover não recebe sinais da Terra há muito tempo, ele pode entrar em falha "uploss" - um aviso de que seu equipamento de comunicação pode não estar funcionando. Quando ocorre isso, começa a verificar o equipamento e tenta diferentes maneiras de se comunicar com a Terra.

Para se comunicar com o robô, a NASA utiliza as antenas da Deep Space Network.

A NASA criou uma página ara quem desejar mandar mensagens para a equipe do Opportunity:

Send Opportunity a postcard

#Opportunity #Marte #NASA

3 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com