top of page
  • Marcelo

Palestra sobre Ondas Gravitacionais com Dr. Joseph Giaime no IFBA


Palestra Nosso Universo Através da Janela das Ondas Gravitacionais

Acontecerá em 11/09/2018, às 18:30, no Salão Nobre do IFBA, em Salvador/BA, a palestra "Nosso Universo Através da Janela das Ondas Gravitacionais", ministrada pelo professor da Louisiana State University, Dr. Joseph Giaime, que também é diretor do LIGO Livingston Observatory.

"O LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) é uma instalação de pesquisa projetada para detectar ondas gravitacionais das profundezas do espaço com a ajuda de um interferômetro a laser" (LIGO).

As ondas gravitacionais foram previstas na Teoria Geral da Relatividade de Einstein e, com seu interferômetro a laser, o LIGO pode detectar ondas gravitacionais originárias de fontes cataclísmicas como a fusão de estrelas de nêutrons, supernovas ou de buracos negros.

Há pouco mais de um ano, em 17/08/2017, os pesquisadores do LIGO (e do VIRGO) registraram a primeira detecção de ondas gravitacionais produzidas pela colisão de estrelas de nêutrons. O fenômeno também foi registrado em regiões do espectro eletromagnético, desde as ondas de rádio até os raios X.

ATUALIZAÇÃO: o evento foi cancelado.

Crédito da imagem: IFBA/UFBA

19 visualizações0 comentário
bottom of page