top of page
  • Marcelo

New Horizons inicia aproximação de Ultima Thule


Quando este post foi publicado, a New Horizons ainda estava cerca de 163 milhões de quilômetros do objeto do cinturão de Kuiper, denominado oficialmente 2014 MU69, mas apelidado de "Ultima Thule". Ou seja, estava mais distante do seu alvo do que a Terra está do Sol.

Ainda assim, a equipe da NASA anunciou no portal da New Horizons o início da fase de aproximação para Ultima Thule. A confirmação do início dessa fase ocorreu em 13/08/2018 quando a sonda fez a transição do modo "spin" (no qual girava em torno do próprio eixo) para o modo "3-axis" (a sonda não gira). Esta confirmação foi realizada pela telemetria via sinais de rádio, recebidos pela NASA Deep Space Network.

A New Horizons começará a fazer observações de Ultima Thule no decorrer dos próximos quatro meses, de modo a ajustar sua trajetória para a aproximação máxima, que ocorrerá em 01/01/2019.

Informações adicionais: Latest News no Site New Horizons.

Crédito das imagens: NASA/JHUAPL/SwRI/Steve Gribben / © 2016 The Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory LLC. All rights reserved.

7 visualizações0 comentário
bottom of page