top of page
  • Marcelo

Sugestão de leitura: NASA Cubesat 101


CubeSat 101 (pdf 4,2 MB)

Um guia escrito para desenvolvedores e iniciantes ávidos por entender sobre os CubeSats, os microssatélites que se tornaram muito populares no meio acadêmico - no qual foram criados - e começam a despontar como uma nova indústria mais acessível para pesquisa espacial. Além disso, os CubeSats também se tornaram populares em projetos educacionais até na Educação Básica, como o Tancredo 1. O pequeno satélite, de uma escola publica de Ubatuba/SP, foi construído com apoio do INPE, e foi lançado à Estação Espacial Internacional no final de 2016, de onde foi ejetado para uma órbita própria no começo de 2017.

Os cubesats foram criados em 1999, por Jordi PuigBob Twiggs, da California Polytechnic State University (Cal Poly), e um professor da Stanford University’s Space Systems Development Laboratory (SSDL), para que a comunidade de cientistas tivessem acesso menos oneroso a pesquisas no ambiente da órbita da Terra.

O CubeSat101 - Basic Concepts and Processes for First-Time CubeSat Developers, é material produzido pela NASA, criado para desenvolvedores de um programa próprio da agência, o CubeSat Launch Initiative (CSLI), que oferece oportunidades de lançamentos de CubeSats qualificados por eles como cargas secundárias em voos comerciais ou governamentais, mas poderá ser útil para outros desenvolvedores.

Crédito da imagem: NASA/California Polytechnic State University, San Luis Obispo (Cal Poly) CubeSat Systems Engineer Lab

Informações adicionais: CubeSat Launch Initiative

,

20 visualizações0 comentário
bottom of page