top of page
  • Marcelo

Webinars do LIneA


O LIneA, Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia, possui em sua página um acervo de conferências em vídeo - os webinars - com os respectivos arquivos das apresentações (em pdf) de cada palestrante. Abrange o período de 2011 até o presente.

O LIneA promove o desenvolvimento de infraestrutura de hardware e software dando apoio a equipes brasileiras em projetos que geram grande volume de dados e "sua principal missão é resolver os desafios de gerenciar Big Data para permitir a participação pró-ativa em projetos de Big Science".

Uma sugestão de webinar, é a apresentação de 16/08/2018, "Status of CHIME: The Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment", de Seth Siegel, sobre o CHIME, novo radiotelescópio do Canadá que estudará as Oscilações Acústicas Bariônicas (BAOs), o mesmo fenômeno que será estudado pelo radiotelescópio BINGO, em processo de construção no Brasil.

Outra sugestão, é o vídeo "Cosmology with the SKA", do professor Roy Maartens, de 03/03/2016, que aborda os estudos cosmológicos com o complexo de radiotelescópios SKA, Square Kilometre Array, da África do Sul e Austrália.

Link para outros WEBINARS.

Crédito dos vídeos: LIneA Divulgação

15 visualizações0 comentário
bottom of page