A Agência Espacial Japonesa, JAXA, divulgou na sua página que a sonda Hayabusa2, que está na vizinhança do asteroide Ryugu desde junho/2018, se aproxima mais ainda do asteroide para lançar dois pequenos robôs à sua superfície. Pesando cerca de 1,1 kg, cada, serão lançados à velocidade de 5 cm/s. Estarão lentos o suficiente para permitir que sejam capturados pela fraca gravidade do asteroide.
As sondas denominadas "MINERVA-II 1'' (Micro Nano Experimental Robot Vehicle for Asteroid) têm formato de disco medindo 18 por 7 cm e são capazes de saltarem na superfície, com instrumentos científicos: medidores de temperatura e sensores óticos.
Também deverá ser lançada em outubro/2018 a sonda MASCOT (Mobile Asteroid Surface Scout), construída pela agência espacial alemã (German Aerospace Center/Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt - DLR) em colaboração com a agência espacial francesa, CNES.
Para acompanhar o lançamento, que ocorrerá entre os dias 20 e 21/09/2018, as imagens serão enviadas em tempo (quase) real, publicadas no site HAYABUSA2 PROJECT.
Crédito do vídeo: DLR (MASCOT)
Crédito da imagem: Japan Aerospace Exploration Agency
Para saber mais: