• Marcelo

Upgrades nos radiotelescópios Green Bank e Westerbork


Dois grandes radiotelescópios anunciaram atualizações recentemente: Westerbork Synthesis Radio Telescope, na Holanda, e o Green Bank Telescope, nos Estados Unidos. O Westerbork anunciou o upgrade na data do aniversário de 50 anos do observatório (12/09/2018) e o Green Bank informa que a instalação e os testes devem ser concluídos daqui a 3 anos, e abrirá a possibilidade de operação em conjunto com outros radiotelescópios na faixa milimétrica.

O radiotelescópio Robert C. Byrd Green Bank Telescope, GBT, possui uma limitação para observar sinais de micro-ondas durante o dia (faixa milimétrica), por conta das distorções que o calor provocava na superfície refletora. Um sistema inovador de correção das distorções na superfície da antena - com uso de raios laser - possibilitará observações de dia ou de noite. Na região do comprimento de onda de 3 mm, os cientistas estudam emissões de rádio que dão indícios da composição de galáxias, estrelas e densas nuvens próximas do centro da Via Láctea.

O outro radiotelescópio é o Westerbork Synthesis Radio Telescope, WSRT, na Holanda, que teve upgrade nos receptores, que ficam instalados no ponto focal das antenas. O novo tipo de receptor é o APERTIF (Aperture Tile in Focus), que é uma matriz de elementos de recepção instalada no foco de cada antena. O arranjo aumentou o campo de visão do radiotelescópio em 37 vezes. Atualmente, 12 das 14 antenas do observatório estão equipadas com os novos receptores. Este tipo de observação com maior campo de visão das antenas também será utilizado nos observatórios do projeto SKA (na África do Sul e Austrália).

Crédito da imagem:

Green Bank Telescope: AUI/GBO

Crédito do vídeo: AstronNL

Para saber mais:

Green Bank Observatory

Westerbork Synthesis Radio Telescope

#GreenBankRadioTelescope #WSRT #radiotelescópio #SKA

2 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com