• Marcelo

Espectros de Ondas Curtas - fim das transmissões canadenses em OC


A artista Amanda Dawn Christie produziu o documentário Spectres of Shortwave, (Espectros de Ondas Curtas, em tradução livre) no qual registra - em 90 minutos - depoimentos dos moradores vizinhos à Radio Canada International (RCI) e os momentos finais de sua existência. A emissora fazia transmissões de alta potência na faixa de Ondas Curtas (OC) em vários idiomas, para diversos países, inclusive o Brasil. Também retransmitia programações das emissoras: Radio China, Radio Japan, Radio Korea, Voice of Vietnam e Vatican Radio. Funcionou de 1944 até 2012, quando foi demolida.

As Ondas Curtas foram, durante muitos anos do século XX, a única forma de alcançar uma audiência global em tempo real. Vários países possuíam emissoras oficiais com grandes parques transmissores e antenas que direcionavam as emissões para lugares remotos. BBC World Service e Voice of América são exemplos de emissoras históricas, importantes inclusive na época da Guerra Fria. Posteriormente, as OC eram importantes também por promover integração com comunidades remotas. No Brasil, por exemplo, existe a Rádio Nacional da Amazônia, em 11.780 kHz e 6.180 kHz. As emissões de OC são refletidas pelas camadas da Ionosfera permitindo alcançar ouvintes a milhares de quilômetros. Com a ascensão da Internet, e com as políticas de redução de custos, muitas emissoras OC foram desativadas.

O interesse da artista por OC começou na sua infância em Sackville, local onde ficavam as várias torres e antenas que marcavam a paisagem. A artista construiu um receptor artesanal e descobriu que os sinais recebidos de um programa em italiano na verdade eram do transmissor local. Entretanto, devido à alta potência e à proximidade das torres, era comum os vizinhos captarem ruídos dos programas de rádio em eletrodomésticos (torradeiras, geladeiras, telefones, luminárias) e até nas pias e banheiras (por um efeito que pode transformar junções metálicas das tubulações corroídas em diodos semicondutores, que demodulavam o sinal), ou fenômenos como lâmpadas que permaneciam acesas com um fraco brilho. Ela, então, começou a registrar os estranhos relatos dos vizinhos das torres sobre os estranhos fenômenos.

Após começar seu documentário, o governo canadense anunciou o fim das transmissões e a iminente demolição das antenas, cujas imagens também foram incluídas nas filmagens. Em sua página, a artista publicou fotos e vídeos de curta duração que são material da edição usado no trabalho final.

A foto mostra uma das torres de sustentação das antenas em Sackville, NB, Canadá.

No vídeo abaixo destaca que a RCI era o único retransmissor de OC no Canadá e que "sinais da Internet podem ser bloqueados ou censurados por governos e não estão sempre acessíveis em áreas remotas (como florestas, desertos ou no Ártico). Ondas Curtas de rádio quase sempre alcançam" [tais regiões]. Em junho de 2012 ocorreu a última transmissão internacional com conteúdo da Radio Canada International (RCI) em Ondas Curtas.

Para saber mais:

Página da artista, com vários vídeos e fotos: Amanda Dawn Christie;

Matéria na revista IEEE Spectrum;

RCI Radio Canada International (anúncio do desligamento em 31/10/2012).

Crédito da imagem: Amanda Dawn Christie;

Crédito do vídeo: Amanda Dawn Christie.

#Rádio #Históriadorádio #OndasCurtas

10 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com