• Marcelo

Radiotelescópio MeerKAT será usado para SETI


O projeto Breakthrough Listen anunciou que utilizará as antenas do radiotelescópio MeerKAT, da África do Sul, na busca por inteligência extraterrestre (SETI, Search for Extraterrestrial Intelligence, em inglês). Este tipo de pesquisa é feita por meio do rastreamento de sinais que indiquem assinaturas tecnológicas (technosignatures), tais como emissões de radiofrequência originadas no Espaço distante. Aos estudos do tipo SETI foram acrescentadas buscas por emissões de raios laser, por evidências de construções de megaestruturas nas cercanias de estrelas ou assinaturas de emissões relacionadas a atividades tecnológicas em atmosferas de exoplanetas etc.

O anúncio coincidiu com notícias do renovado interesse da NASA em pesquisas SETI, de acordo com publicação do Blog da Planetary Society: há "proposta do Congresso [americano] para dar à agência US$ 20 milhões ao longo de dois anos para ajudar as "organizações do setor privado e filantrópico" a buscar assinaturas tecnológicas".

No caso específico do uso do MeerKAT:

Buscará emissões de rádio nas seguintes faixas de frequências: UHF (580 – 1015 MHz), L-Band (856 – 1712 MHz), S-Band (1600 – 3500 MHz).

Tal estudo abrangerá cerca de 750.000 estrelas por ano, até a uma distância de 700 anos-luz, com sensibilidade suficiente para detectar o sinal emitido por um transmissor de potência isotrópica irradiada equivalente a 2 x 10^13 W (o que é equivalente a emissões de radar do radiotelescópio Arecibo) (Breakthrough Initiatives, 2018).

Crédito do vídeo: BerkeleySETI

Para saber mais:

Planetary Society

Breakthrough Initiatives

#BreakthroughListen #MeerKAT #SETI

1 visualização

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com