top of page
  • Marcelo

CubeSat da NASA manda primeira foto de Marte


Os CubeSats MarCO A e B estão se aproximando de Marte acompanhando a sonda InSight, que deverá pousar no planeta em novembro. Os dois pequenos artefatos experimentais foram criados para demonstrar a capacidade de equipamentos de pequenas dimensões se comunicarem com a Terra e de sobreviverem aos rigores do espaço profundo, longe da magnetosfera da Terra, abrindo caminho para missões espaciais de menor custo. Nesta missão, servirão como retransmissores dos sinais de rádio da InSight para a NASA, enquanto a sonda desce à superfície do planeta.

A imagem de Marte foi tirada a uma distância de 12,8 milhões de quilômetros, pela câmera de grande angular do MarCO-B, apelidado de Wall-E. A câmera aponta para a frente da parte de cima do CubeSat e, para tirar a foto, foi necessário reorientar a pequena sonda. Depois de várias tentativas, os pesquisadores conseguiram a primeira imagem de Marte feita por um CubeSat.

Destaques da imagem:

Mars: é o pequeno ponto alaranjado;

High Gain Antenna Feed: alimentador da antena de micro-ondas de alto ganho;

High Gain Antenna: refletor da antena de alto ganho - antena especial que permite a comunicação do pequeno CubeSat com a Terra.

Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech

Para saber mais: NASA

3 visualizações0 comentário
bottom of page