top of page
  • Marcelo

Perfil de Rosaly Lopes, astrônoma brasileira da NASA


Duas revistas destacaram, recentemente, em suas publicações online, as importantes pesquisas e o perfil da cientista brasileira, Dra. Rosaly Lopes. Carioca, estudou na UFRJ mas concluiu sua graduação na Inglaterra. É astrônoma e doutora em Geologia. Trabalhou diretamente na Missão Galileo, que explorou o Sistema Joviano, especialmente estudando os vulcões da lua galileana Io, a mais próxima de Júpiter. Também tornou-se editora da revista científica Icarus, que foi fundada por Carl Sagan.

A BBC Brasil publicou matéria contando um pouco da sua biografia e de como se interessou por Astronomia desde cedo. Destacamos na matéria o seu trabalho na Missão Cassini, que explorou o sistema de Saturno, com uso de técnicas de radar para penetrar na espessa atmosfera da lua Titã e estudar sua geologia. Os estudos de Rosaly contribuem também para avaliar se há ambientes favoráveis à vida fora da Terra (como em Titã, por exemplo).

Na entrevista na Revista Quanta Magazine, a publicação destaca que ela "visitou dezenas de vulcões ativos na Terra e descobriu ainda mais em outras partes do Sistema Solar. Seu trabalho está ajudando a estabelecer se os vulcões nas luas distantes poderiam criar condições favoráveis ​​à vida". Estudando Io, por exemplo, ela descobriu 71 vulcões ativos o que lhe valeu o reconhecimento do Guinness. Seus novos estudos de Titã poderão revelar se o subsolo da lua - onde deve existir um oceano - é habitável.

Crédito do vídeo: NASA Solar System

Para saber mais:

64 visualizações0 comentário
bottom of page