top of page
  • Marcelo

InSight chega à superfície de Marte


Este é o vídeo oficial da NASA sobre a chegada da InSight em Marte. Trata-se da sala de controle da NASA, na qual os engenheiros e cientistas acompanham os dados recebidos e podem diagnosticar a situação da nave, cerca de 7 minutos após os acontecimentos reais, devido à distância entre a Terra e Marte no momento da descida. Também há algumas entrevistas antes e depois da chegada da InSight na superfície de Marte. Especialmente projetada para estudar o interior do planeta Marte, por meio de medições de ondas sísmicas, de temperatura no subsolo e de pequenas variações na rotação do planeta, após o pouso e confirmação da abertura dos painéis solares, os cientistas testarão seus sistemas.

Primeira foto da superfície de Marte tirada pela InSight

A foto é a primeira que a InSight tirou após pousar e apresenta partículas escuras que aderiram ao protetor da lente da câmera e são decorrentes da poeira provocada pelos foguetes.

Os dados de telemetria foram transmitidos com sucesso pelos CubeSats MarCO. Desss forma, o uso de sondas espaciais de pequenas dimensões deverá ser mais frequente. Os dois pequenos CubeSats deverão continuar em órbita em torno do Sol e serão monitorados via rádio para estudar sua duração no ambiente espacial e servirem de parâmetro para os próximos lançamentos.

Crédito do vídeo: NASA Jet Propulsion Laboratory

Crédito da imagem: NASA Jet Propulsion Laboratory

7 visualizações0 comentário
bottom of page