top of page
  • Marcelo

Falcon 9, reutilizado pela terceira vez, lança 64 satélites


Patch do lançamento da SpaceX

A empresa SpaceX reutilizou pela terceira vez o mesmo foguete Falcon 9 com sucesso. O primeiro estágio do Falcon 9, depois de lançar a carga em direção à órbita planejada, fez as manobras necessárias para pousar no navio drone "Just Read the Instructions". Toda a sequência de lançamento foi transmitida em tempo real e está disponível no canal da empresa no YouTube. Com esta missão, foram lançados ao mesmo tempo 64 pequenos satélites: 49 CubeSats e 15 microssatélites - em órbitas distintas. O lançamento foi contratado pela empresa Spaceflight (missão Spaceflight SSO-A: SmallSat Express), para lançamento à órbita baixa da Terra. Devido à complexidade para ejetar tantos satélites evitando colisões, o tempo total de seis horas foi estimado para concluir o processo.

Destaques dos lançamentos realizados hoje:

ITASAT-1 - CubeSat do Brasil, que testará obtenção de imagens, a coleta de dados e dos sistemas de navegação;

NEVADA MUSEUM OF ART - com o Orbital Reflector, do artista Trevor Paglen. Um balão a ser inflado até atingir cerca de 30 m de diâmetro, construído com material leve e altamente reflexivo para refletir a luz solar e ser visto a olho nu, da superfície da Terra;

Hawkeye360 - lançamento de três satélites que trabalharão em conjunto para monitorar emissões de sinais de rádio no solo, podendo identificar sua localização.

Crédito da imagem e do vídeo: SpaceX

Para saber mais:

10 visualizações0 comentário
bottom of page