top of page
  • Marcelo

Farout: descoberta do planeta anão mais distante do Sol


Animação do planeta anão 2018 VG18

Uma equipe de astrônomos confirmou a descoberta do mais distante objeto já observado até hoje no Sistema Solar. Está localizado a cerca de 120 UA (Unidades Astronômicas, que equivalem a 150.000.000 km, ou a distância aproximada entre o Sol e a Terra). O objeto é um planeta anão, denominado 2018 VG18, mas apelidado de Farout, mede aproximadamente 500 km de diâmetro (e com esta escala de tamanho, muito provavelmente seu formato é esférico), com período orbital de mais de 1000 anos para completar uma volta em torno do Sol. Para efeitos comparativos, Plutão está a cerca de 34 UA do Sol (imagem abaixo).

Escala de distâncias no Sistema Solar

A descoberta foi feita como parte das pesquisas em busca do Planeta 9, ou Planeta X, que ainda não foi descoberto, mas que pode estar influenciando na estranha configuração orbital de planetas anões nos confins do Sistema Solar.

A primeira observação de "Farout" foi feita com o telescópio japonês de 8 m, o Subaru, localizado no monte Mauna Kea, no Havaí.

Na segunda observação, com o telescópio Magellan, do Observatório Las Campanas, no Chile, foi possível confirmar sua distância, brilho, para estimar o tamanho, e a coloração rósea, associada a objetos ricos em materiais em forma de gelo.

A equipe de astrônomos: Scott S. Sheppard, da Carnegie, David Tholen, da Universidade do Havaí, e Chad Trujillo, da Northern Arizona University.

Para saber mais:

Crédito das imagens:

Fotos com animação gif: Scott S. Sheppard/David Tholen.

Concepção artística e escala de distâncias: Roberto Molar Candanosa/Carnegie Institution for Science.

6 visualizações0 comentário
bottom of page