• Marcelo

Chang'e 4, da China, pousa no lado oculto da Lua


A agência espacial chinesa, CNSA, confirmou o pouso com sucesso da sonda robótica Chang'e 4 no lado oculto da Lua. A primeira missão do tipo a descer no lado da Lua que nunca vemos diretamente, pois a Lua sempre apresenta a mesma face voltada para a Terra. Para realizar o pouso, a agência chinesa precisou levar ao ponto L2 da órbita lunar um satélite auxiliar, denominado Queqiao, para retransmitir sinais de rádio com os comandos e os dados.

Compõem a sonda que pousou na Lua:

Câmera de Aterrissagem, a Câmera de Terreno, o Espectrômetro de Baixa Frequência e instrumento para Dosimetria de Nêutrons, fornecido pela Alemanha.

Integra o jipe robô, que foi levado pela sonda: Câmera Panorâmica, o Radar Penetrante Lunar, o Espectrômetro de Imagens, na faixa do visível e de Infravermelho Próximo, e o Analisador Avançado para Nêutrons, contribuição da Suécia.

Também há experimentos com radioastronomia (NCLE - Netherlands-China Low-Frequency Explorer) a ser realizado com antenas de baixa frequência, região do espectro difícil de ser pesquisada diretamente da Terra devido às interferências eletromagnéticas locais e pelo bloqueio atmosférico, especialmente nas faixas de VLF a HF.

Crédito da imagem: CNSA.

Informações adicionais:

CNSA

Space.com

Planetary.org

#Queqiao #Change4 #Lua #NCLE

13 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com