• Marcelo

Radiotelescópio Arecibo revela núcleo do cometa 46P/Wirtanen


Uma equipe de pesquisadores da University of Arizona, liderado pela pesquisadora Ellen Howell, utilizou os recursos de radar do Radiotelescópio Arecibo para obter imagens de rádio do cometa 46P/Wirtanen. Apesar de ser de difícil visualização a olho nu, com as técnicas de radar foi possível determinar:

A rotação aparente do núcleo do cometa no sentido anti-horário.

O eixo vertical é a distância na linha de visão (com resolução de 15m/pixel) e o eixo horizontal permite medir a velocidade da rotação do cometa pelo efeito Doppler.

O núcleo gira uma vez a cada 8,9 horas (determinado a partir de imagens ópticas).

A animação corresponde a um tempo de 1,4 horas da rotação do cometa.

Medida do tamanho do cometa, de 1,4 km.

Possui superfície muito acidentada, o que pode estar relacionado com a grande quantidade de partículas observadas na nuvem que circunda o cometa.

Ao combinar imagens tiradas durante vários dias, os cientistas podem construir um modelo de forma do núcleo do cometa, aproveitando uma rara oportunidade de aproximação que permita a obtenção das imagens de radar. Nos últimos 30 anos, este é apenas o oitavo cometa que teve seu núcleo pesquisado por radar.

De acordo com os pesquisadores, "a próxima aproximação do Cometa 46P/Wirtanen será em 2029, mas o cometa estará 10 vezes mais distante da Terra do que esteve agora. Esta foi a melhor oportunidade conhecida para fazer imagens de um cometa com radar pelos próximos 30 anos".

Crédito da imagem (gif): Arecibo Observatory / University of Arizona.

Para saber mais:

UA Researcher Captures Rare Radar Images of Comet 46P/Wirtanen

#Arecibo #Radioastronomia #Cometas

3 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com