top of page
  • Marcelo

Demo-1 Mission: Crew Dragon na Estação Espacial (ISS)


A Missão Crew Demo-1 marca o primeiro lançamento de uma nave espacial com capacidade de levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a partir do solo americano, desde que a NASA encerrou as operações com os ônibus espaciais. O lançamento faz parte de uma das parcerias público-privada, neste caso entre a NASA e a SpaceX, buscando abordagens inovadoras para a exploração espacial. A Demo-1 é o primeiro teste, sem tripulação, de modo a verificar todos os sistemas e as condições para os astronautas - com um emulador de astronauta, o Ripley. O dispositivo de teste antropomórfico (ATD), apelidado de Ripley, está equipado com sensores que fornecem dados dos efeitos em humanos da viagem na Crew Dragon.

O acoplamento:

Crew Dragon acoplando na ISS

A Crew Dragon utilizou vários sistemas pela primeira vez: sistemas de sensores; sistemas de propulsão e o novo mecanismo de acoplamento internacional para conectar à porta do módulo Harmony, que foi instalado em 2016, mas ainda não havia sido utilizado.

O lançamento:

Demo-1 utilizou um foguete Falcon 9 (Block 5 B1051). O foguete partiu do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center da NASA, Flórida, na madrugada do dia 2 de março de 2019 (02:49 EST). Além do Ripley, a nave transportou aproximadamente 180 kg de suprimentos e equipamentos para a tripulação da ISS.

Crédito da imagem: NASA/SPACEX (adaptada).

Crédito do vídeo: NASA/SPACEX.

Para saber mais: NASA.

8 visualizações0 comentário
bottom of page