top of page
  • Marcelo

Beresheet (Gênesis) falha ao pousar na Lua


A sonda espacial Beresheet (Gênesis, em português), acionou sua propulsão mais uma vez no dia de hoje para permitir alcançar a órbita da Lua em 04 de abril próximo. Ao se aproximar da Lua, a sonda realizará outra manobra para permitir a captura pela gravidade do satélite e entrará em sua órbita. Depois de uma semana em órbita lunar, os cientistas da SpaceIL, empresa privada israelense que construiu a sonda, devem decidir pelo pouso, que provavelmente ocorrerá no dia 11 de abril. Para comunicação com a Terra, a Beresheet está usando antenas da NASA Deep Space Network. A SpaceIL publicou página com um simulador da posição orbital da Beresheet em tempo real: LIVE SPACEIL. Um dos propósitos do projeto de lançamento da sonda é inspirar jovens em todo o mundo a optar por estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

A foto da Terra, abaixo, foi capturada em 3/03/2019, à distância de 37.600 quilômetros. É possível identificar a Austrália (próxima à imagem da placa "Small country, big dreams").

Beresheet fotografa a Terra

Atualização (11/04/2019):

Imagem da Lua antes do pouso

A sonda Beresheet não conseguiu pousar intacta na superfície da Lua. Os técnicos da missão confirmaram a perda de contato e logo depois declararam o fim da missão. Agora, há a expectativa de que a empresa SpaceIL construa outra espaçonave capaz de concluir todas as etapas, do lançamento até o pouso.

Crédito das imagens:SpaceIL.

Para saber mais: SPACEIL.

16 visualizações0 comentário
bottom of page