• Marcelo

Liberando o sensor "Mole" da InSight


Os engenheiros da missão InSight (NASA) têm planos para liberar a ponta de prova térmica, denominada "Mole" (ou toupeira), que deveria ter penetrado no solo marciano - para medições de temperatura - até a profundidade de cerca de 5 metros. Depois de ter afundado apenas alguns centímetros no terreno ao lado da InSight, a "Mole" não se move mais. Algo aconteceu durante as marteladas internas que a fariam descer no solo, com as seguintes possibilidades: (1) a "Mole" bateu em alguma rocha e não consegue transpor o obstáculo; (2) a "Mole" está num solo pouco compactado que não permite o atrito necessário para o seu movimento de descida.

Os testes em um laboratório da NASA simulam como liberar o movimento, antes de enviar os comandos para a sonda em Marte. Num dos testes, eles devem suspender o suporte do "Mole" e pressionar o solo par aumentar o atrito.

A InSight foi planejada para estudar o interior do planeta Marte. Para isso, seus dois principais instrumentos são um sensível sismógrafo, que já está em operação, e o sensor térmico, que ainda depende de uma solução técnica para penetrar o solo marciano e registrar as variações de temperatura.

Créditos do vídeo e da imagem: NASA Jet Propulsion Laboratory/DLR;

Para saber mais: InSight's Team Tries New Strategy to Help the 'Mole'.

#InSight #Marte #NASA

3 visualizações

Salvador - Bahia - Brazil

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2016 por Marcelo. Orgulhosamente criado com Wix.com