top of page
  • Marcelo

Exoplaneta GJ 357 b, descoberto pelo TESS

Localizado na Constelação de Hidra, a cerca de 31 anos-luz da Terra, um sistema planetário em órbita da estrela GJ 357 foi descoberto com as observações realizadas para confirmar a existência de pelo menos um planeta no mapeamento por meio do registro de trânsitos, realizado com o telescópio espacial TESS, da NASA. A estrela desse sistema tem cerca de um terço da massa do Sol e é 40% mais frio que o astro. Em sua órbita, foram descobertos três planetas peculiares:

GJ 357 b - é cerca de 22% maior do que a Terra e está numa posição comparativamente 11 vezes mais próxima da sua estrela do que Mercúrio está do Sol. Foi classificado como "super Terra". Temperatura de equilíbrio de 254° C.

GJ 357 c - com massa cerca de 3,4 vezes maior que a da Terra, orbita a estrela com período de 9,1 dias terrestres. Temperatura de equilíbrio de 127° C.

GJ 357 d - o planeta que mais chamou a atenção dos pesquisadores, porque está localizado na borda externa da zona habitável da estrela, onde recebe quase a mesma quantidade de energia que Marte recebe do Sol. Com cerca de 6,1 massas da Terra, orbita sua estrela a cada 55,7 dias a uma distância de cerca de 20% da distância da Terra ao Sol. Os pesquisadores especulam que, se o planeta possuir atmosfera densa, poderá ter temperaturas em sua superfície suficientemente altas para permitir a existência de água líquida.

Para saber mais: TESS (NASA).

Crédito do vídeo: NASA Goddard.

39 visualizações0 comentário