top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

Antenas para comunicação com a Perseverance em Marte


Antena de 70 m da estação DSN em Madri
Antena de 70 m da estação DSN em Madri

Atualmente, as missões da NASA ativas na superfície de Marte são: o robô Curiosity, o módulo InSight e agora o robô Perseverance com o helicóptero Ingenuity. Como os equipamentos na superfície de Marte se comunicam com a Terra? Os próprios robôs e sondas possuem antenas com capacidade de comunicação direta com a Terra, mesmo que em baixa velocidade. Geralmente, são dois tipos de antena, uma de baixo ganho, com diagrama de irradiação omnidirecional, para comunicação em baixa velocidade, e outra antena de alto ganho, mais diretiva, capaz de realizar apontamento para melhorar a comunicação. É comum os robôs que estão na superfície de Marte utilizarem as sondas espaciais em órbita do próprio planeta para estabelecer um link de maior velocidade com estações na Terra, transmitindo maior volume de dados.


Com relação às missões da NASA, para o link com a Terra existem atualmente em órbita: Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), Mars Atmospheric and Volatile EvolutioN (MAVEN), Mars Odyssey. Para este processo de comunicação, a NASA também utiliza a Mars Express e Trace Gas Orbiter (TGO) que é da Agência Espacial Européia (ESA). O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e o Mars Atmospheric and Volatile EvolutioN (MAVEN) fazem parte da Mars Relay Network, uma rede que funciona para transmissão de comandos da Terra para missões de superfície e, também, para receber os dados científicos delas.


Na Terra, há grandes antenas para comunicação com as sondas no espaço (como na foto, antena de 70 m da estação de Madri, na localidade de Robledo de Chavela). Em destaque, as antenas da Deep Space Network (DSN), da NASA, com estações nos Estados Unidos, Espanha e Austrália.



Crédito das informações: NASA/JPL-Caltech.


Imagem: acervo da página.

Para saber mais: Mars Relay Network.


51 visualizações0 comentário
bottom of page