top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

Conferência online: G-HOU 2020 Global Hands-On Universe


Sugerimos para professores, pesquisadores e estudantes a participação na conferência online Global Hands-On Universe Conference - G-HOU 2020, nos dias 22 a 28 de agosto de 2020. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Além de assistir às apresentações, a submissão de trabalhos é incentivada pelos organizadores do evento, com temática STEM (Science, technology, engineering, and mathematics, ou STEAM se considerarmos também habilidades em Artes).

G-HOU é um projeto iniciado pelo astrônomo Carl Pennypacker, nos anos 1990, com o objetivo de melhorar a educação em Astronomia, o que mobilizou a criação de ferramentas de softwares para processamento de imagens astronômicas voltadas para professores e estudantes: "a missão da HOU é treinar professores sobre o uso de ferramentas e recursos modernos para o ensino de ciências e envolver os alunos em projetos científicos internacionais". Há participação de vários países, incluindo o Brasil.

Um dos programas desenvolvidos pelo projeto é o SalsaJ, que permite aos estudantes realizarem análises de objetos astronômicos, semelhantes às conduzidas por pesquisadores profissionais. Também há programas para acesso a telescópios operados remotamente, como o GLORIA.


Para a conferência online, haverá as sessões:


Global 24 hour Webcast: a partir das 15 horas (UTC) do dia 22/08/2020, haverá um período de 24 h com palestras, oficinas, observações astronômicas ao-vivo.

5-day Global Meeting: apresentação de idéias de profissionais e pesquisadores sobre ensino e educação para um público global - a partir da submissão prévia de resumo específico. É possível escolher "slots" adequados a cada fuso horário nas sessões diárias de 24 a 28 de agosto.

Regional Sessions: será possível apresentar trabalhos em inglês para audiência global ou apresentar na lingua local (português, por exemplo) para alcançar mais professores da região.


Inscrições até 10/08/2020;

Submissão de trabalhos até 31/07/2020.


Crédito da imagem: G-HOU 2020.

Para informações detalhadas, inscrições e submissão de trabalhos: G-HOU 2020.


9 visualizações0 comentário
bottom of page